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Quinta-feira, 9 de Julho de 2009
Cerveja é reidratante "eficaz" após exercício

Cerveja é reidratante "eficaz" após exercício

 
(in www.jn.pt)
 
Conclusão vertida de um estudo científico realizado pela universidade de Barcelona, corroborado por outros semelhantes efectuados em Espanha.
 
A cerveja pode ser uma "eficaz" bebida reidratante após a prática de exercício físico. "A alta presença de elementos antioxidantes" ajuda a reduzir os efeitos produzidos pelo exercício físico, como a fadiga ou a falta de ar, defende o professor de Fisiologia do Exercício, Joan Ramón Barbany.
 
A ideia foi defendida na apresentação do estudo "A Idoneidade da Cerveja na Dieta Equilibrada dos Desportistas", durante os Jogos Mundiais da Medicina e Saúde, que se celebram em Alicante.
 
"A cerveja tem uma alta presença de elementos oxidantes, derivados da sua origem vegetal, que combatem a presença de radicais livres", diz o académico, que defende que isso ajuda a reduzir os efeitos do exercício físico, "como as dores musculares ou a fadiga.
 
Esta bebida contém componentes vitamínicos, minerais e carboidratos, pelo que a sua ingestão em "doses moderadas" por adultos pode desempenhar um papel na "recuperação do metabolismo normal e imunológico dos desportistas depois do exercício físico".
 
Um outro estudo, da universidade de Granada, revela que "em comparação com a água, (a ingestão de cerveja) não tem qualquer aspecto desaconselhável".
 
"Apesar do álcool, a cerveja é uma magnífica bebida compatível com o rendimento desportivo de qualquer disciplina", acrescenta Juan Antonio Corbalán, antigo internacional de basquetebol e agora fisiologista do desporto.
 
Finalmente, a certificação de qualidade das minhas opções de hidratação após os intensivos treinos de judo da minha juventude! Quão bem me lembro, ainda o treino não ia a meio e a minha cabeça já só visualizava uma caneca de meio litro de cerveja gelada. Findo o treino, uma chuveirada de água fria rematava o banho, pondo fim à imparável transpiração. Depois, em passo de corrida até casa, subir a escada até ao sótão, largar a mochila e zarpar para o “Inhangá”, esse mítico bar aveirense ao cimo da rua. Um “cartucho” (aos anos que não como este bolo!) e duas canecas de cerveja repunham-me as energias e hidratavam-me o corpo. Bons tempos! pickwick
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publicado por pickwick às 18:57
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2 comentários:
De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 9 de Julho de 2009 às 21:19
Ora viva!

Eu não podia estar tão errado pois ando a fazer precisamente o contrário: enfrasco-me de cerveja e depois tento equilibrar-me na bicicleta mas não percorro mais de uns 100 metros sem cair para o lado. Afinal tem que ser ao contrário, quem diria!?

Um abraço...
shakermaker
De pickwick a 9 de Julho de 2009 às 22:18
Vá, antes de montar na bicicleta, duas minis para hidratar o suficiente para a jornada.
Depois, suar pelo menos 900 m de bicicleta. A seguir, depois de 900 m bem suados, mas muito bem suados, com um daqueles esforços sobre-humanos, sentar na esplanada de papo para o ar e mandar vir canecas às duas de cada vez...
Já agora, a desidratação pode causar choque, daí a necessidade de mandar vir canecas aos pares... ;-)

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